Cirurgias plásticas em Sorocaba: lipoaspiração e abdominoplastia

Muitas pessoas sonham em ter um corpo bonito. Algumas para levar uma vida mais saudável longe de problemas de saúde, outras, pensando apenas na beleza. Mas muitas se fazem a seguinte pergunta antes de tomar esta iniciativa: como posso ter um corpo bonito e sarado? É simples, além de ter uma alimentação balanceada é necessária a pratica de algum exercício físico. Aqui vamos abordar com profundidade as técnicas da lipoaspiração e abdominoplastia que são oferecidas na clínica de cirurgia plástica em Sorocaba, SP. Entre os principais procedimentos cirúrgicos e estéticos estão a abdominoplastia (e mini-abdominoplastia), blefaroplastia, ginecomastia, lipoaspiração, mamoplastia, mastopexia, mentoplastia, ninfoplastia, otoplastia, rinoplastia e ritidoplastia entre outras cirurgias plásticas.

Confira algumas descrições mais específicas e detalhadas sobre diferentes procedimentos cirúrgicos na clínica em Sorocaba.

A cirurgia plástica é um tratamento de reabilitação psicossocial, e enfatiza a importância em captar os anseios de cada paciente. O objetivo da Cirurgia Plástica é estabelecer um equilíbrio entre corpo e mente, o que proporciona melhora na qualidade de vida e autoestima dos pacientes.

A Cirurgia Plástica estimula e promove uma autoimagem forte e positiva. Mesmo pequenas alterações exteriores podem levar a grandes transformações no interior, permitindo que toda a sua autoconfiança venha à tona.

Cirurgia plástica: Lipoaspiração

A lipoaspiração em Sorocaba é uma das cirurgias estéticas mais realizadas atualmente. É indicada para o tratamento de gorduras localizadas isto é, aquelas que persistem mesmo com dieta e exercícios físicos. Confere ao paciente um melhor contorno corporal. A lipoaspiração não é feita para perder peso uma vez que a maior mudança se dá na silhueta corporal e não balança.

Pode ser realizado aumento e remodelação de algumas regiões do corpo com a gordura obtida na lipoaspiração, este procedimento é denominado Lipoescultura. O aumento e remodelação dos glúteos associado a lipoaspiração é muito realizado por nossa equipe, os resultados de contorno corporais são ainda mais completos quando utilizamos deste artifício.

Nome dado ao procedimento que retira gordura localizada, conferindo ao paciente um corpo mais torneado. Dependendo da área operada e do volume de gordura a ser eliminada (que é medido em litros e pode chegar a até 7% do peso total da pessoa) é considerada de pequeno, médio ou grande porte. A gordura localizada é retirada de maneira segura e eficaz. Pode ser realizada nos culotes, quadris, ventre, interior de coxas, interior de joelhos, braço, queixo duplo, entre outras regiões do corpo.

A cirurgia plástica do contorno corporal sofreu muitas evoluções permitindo cada vez mais segurança para aqueles pacientes que querem melhorar sua auto estima e ganhar curvas mais sensuais. A lipoaspiração em Sorocaba apesar de ser a cirurgia plástica mais realizada ainda é motivo de muitas controvérsias e boatos por parte do público.

A lipo não é o tratamento para quem quer emagrecer. Como ela atua somente nas gorduras localizadas é impossível ter bons resultados naqueles pacientes que estão muito acima do peso. O ideal é emagrecer bastante antes com dieta e exercícios físicos e quando a sua composição corporal estiver adequada fazer a lipo para retirar os excessos que não são perdidos com dieta.

A nova forma do corpo começará a surgir após as primeiras semanas. Entretanto, o resultado será mais visível após 4, 5 ou 6 semanas após a cirurgia. Exercícios regulares, após a liberação do cirurgião e uma dieta saudável ajudam muito a manter a nova forma.

Ressalta-se que a lipoaspiração em São Paulo é um procedimento cirúrgico com riscos, e geralmente envolve uma recuperação lenta e por vezes dolorosa. O paciente deve analisar todas as etapas cuidadosamente pra então decidir sobre a necessidade de fazer esta cirurgia.

O paciente sai da sala de cirurgia já com um novo perfil, porém este está obscurecido pelo edema (inchaço). O edema e a equimose (roxidão) são mais intensos durante as primeiras três semanas, com resolução paulatina. Um edema residual é mantido até por volta do quarto mês. No final do primeiro mês, quando começa a haver uma melhor absorção do edema, é comum o surgimento de áreas endurecidas e nodulações, devidas à fibrose (cicatrização interna). Essas endurações serão geralmente dissolvidas do segundo ao quarto mês. A retração da pele ocorre do terceiro ao sexto mês depois da Lipoaspiração e sua intensidade depende da qualidade da pele.

A mesma resolução dispõe que o anestesista seja dispensado, desde que o procedimento seja realizado somente com anestesia local, sem sedação. No entanto, recomendo sempre a presença desse profissional que monitora constantemente o paciente com a ajuda de aparelhos adequados.

Como se trata de um procedimento cirúrgico recomenda-se que um período mínimo de observação ou recuperação seja observado. Este tempo varia de paciente para paciente e está relacionado com a quantidade de gordura retirada, número de áreas, volume de drogas anestésicas ministradas e grau de dor apresentado.

Na verdade, algumas áreas como o dorso e a região sacral incomodam mais. O desconforto maior acontece nos primeiros três dias. Analgésicos comuns conseguem controlar o quadro de dor na maioria dos casos. A dor equivale à dor de um dia de ginástica forçada, com fadiga muscular.

Vejamos algumas das recomendações:

Recomendações pré-operatórias de uma cirurgia plástica

  • Obedecer às instruções dadas para o dia da intervenção.
  • Comunicar qualquer alteração que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
  • Deve ter jejum absoluto de, no mínimo, 6 horas e não levar objectos de valor para a clinica.
  • Deve vir acompanhada, ou pelo menos providenciar alguém para a vir buscar, no dia da realização do procedimento.
  • Evitar o uso de brincos, anéis, alianças, piercings, etc.. Estes acessórios devem ser retirados antes da cirurgia.
  • A cinta pós-cirúrgica recomendada deverá ser levada para a clinica ou então a clinica providenciará a cinta mais adequada.

Recomendações pós-operatórias da lipoaspiração

  • Evitar grandes esforços ou movimentos por 30 dias.
  • Levantar-se quantas vezes lhe for recomendado, obedecendo aos períodos de permanência sentado (a).
  • Pequenas caminhadas auxiliam na recuperação, além de reduzir o risco de complicações.
  • Não se exponha ao sol ou frio, por um período mínimo de 14 dias, ou até o desaparecimento das equimoses (nódoas negras).
  • Fazer os medicamentos prescritos.
  • Voltar á clinica para ser observado (a) e fazer os pensos, nos dias e horários estipulados.
  • Não se preocupe ou fique ansiosa (o) comas alterações porque irá passar. Tire quaisquer dúvidas que possam surgir com seu cirurgião.
  • Faça uma alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica (carnes, ovos, leite) assim como a ingestão de frutas.
  • Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após autorização médica.

A manutenção dos resultados de uma lipoaspiração, portanto, mais dependem do(a) paciente, que será orientado a manter um programa de exercícios físicos e de controle de peso. Assim, nova cirurgia poderá ser indicada quando, com o passar do tempo, estas alterações se apresentarem, alterando o formato e/ou volume da área operada. Esta nova cirurgia não é, entretanto, um retoque da primeira. É um novo procedimento que poderá ser indicado para tratar as deformidades decorrentes dos fatores anteriormente citados.

A lipoaspiração em Sorocaba não é cirurgia para o resto da vida. A qualidade dos resultados sofre alterações contínuas ao longo dos anos. Alguns fatores como idade, variação do peso corporal, qualidade e textura da pele, influências hormonais, gravidez etc interferem de forma incisiva no organismo, independentemente de ter ou não sido operado. As células gordurosas residuais (adipócitos) podem aumentar de volume quando o (a) paciente volta a ganhar peso. A não ser que este ganho de peso seja grande, mesmo que o(a) paciente engorde são preservadas as formas.

Saiba mais detalhes sobre os procedimentos de lipoaspiração e abdominoplastia em São Paulo

Cirurgia Plástica: Abdominoplastia

A cirurgia plástica do abdome não deve ser considerada como um tratamento de emagrecimento, apesar de nos casos de grandes obesos que perderam peso as resseções de tecidos serem, às vezes, de grandes proporções. Pessoas demasiadamente obesas obtêm resultado pouco satisfatório com a cirurgia. Nestes casos, a indicação cirúrgica poderá ser feita apenas por razões funcionais e higiênicas.

A abdominoplastia em Sorocaba é um procedimento para remover o excesso de pele e gordura do abdômen e para reposicionar os músculos da parede abdominal. Com as gravidezes ou perdas de peso, os músculos rectos da parede abdominal têm tendência para se afastar e, por isso, dar um ar mais redondo ao abdômen. Nessas situações, a pele também perde elasticidade, por vezes ganha estrias, torna-se mais flácida e forma pregas que a abdominoplastia permite melhorar.

Consideramos que o importante nestas cirurgias não é o que se retira, mas sim a manutenção das proporções do corpo e da harmonia como um todo após estas resseções. Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome mantenha com o restante do tronco e os membros.

As candidatas à cirurgia devem ser emocionalmente maduras e compreender as suas próprias motivações para a realizar. Expectativas realistas são importantes e deve-se perceber que o procedimento traz melhorias mas não a perfeição. Obviamente, uma mulher com maior adiposidade, uma pele mais estriada, etc. não pode esperar o mesmo resultado de uma mulher magra, com um melhor tônus.

Paradoxalmente, os abdomes que apresentam melhores resultados estéticos são justamente aqueles em que se fazem as menores retiradas. A cirurgia também corrige algum grau de flacidez muscular da parede abdominal que possa acompanhar os excessos de tecidos. Assim, podemos reposicionar os músculos retos do abdome que estejam afastados após uma gravidez, distensões abdominais prolongadas ou mesmo por incompetência muscular.

Pode ser recomendada para mulheres que tiveram muitos filhos, pois a distensão do abdômen durante os períodos de gravidez pode provocar excesso de tecido. Pela mesma razão, pode recomendar-se a pessoas que foram obesas e perderam muito peso.

A abdominoplastia pode ser combinada com outras técnicas de contorno corporal, frequentemente com a lipoaspiração, tratando-se nesse caso de uma lipoabdominoplastia.

Esta cirurgia, habitualmente é realizada com epidural e sedação, podendo ser também com anestesia geral se houver indicação. As incisões são colocadas à volta do umbigo e ao fundo do abdômen, de forma semelhante à da cesariana, embora seja uma cicatriz maior.

Pós operatório da abdomnoplastia

No primeiro mês pós-operatório, a paciente deverá manter uma certa flexão da cintura mesmo quando estiver a andar, para evitar o alargamento da cicatriz. Deve dormir com a barriga para cima durante este período, com os joelhos flectidos sobre uns travesseiros e as costas, também, levemente elevadas.

Deve ser realizada drenagem linfática com um profissional da nossa equipe, para que haja uma redução mais rápida do edema pós-cirúrgico e evite a formação de nódulos de gordura e cicatriz feias.

Durante todo este periodo deve usar uma cinta de contensão/compressão de forma a ajudar na redução do edema/inchaço e ajudar na modelação do abdómen e cintura.

Nos casos em que foi realizada plicatura da musculatura, deve evitar carregar peso e realizar exercícios com grande esforço abdominal durante cerca de 90 dias. No entanto, após 30 dias de cirurgia, se o (a) paciente estiver bem, poderá iniciar exercícios físicos leves, como caminhada e bicicleta ergométrica.

Literalmente o medico “tece” os músculos do seu estômago de forma a conseguir um abdômen mais apertado removendo o excesso de retalhos cutâneos existentes na área especifica. Basicamente o procedimento é este, de seguida o cirurgião vai costurar o umbigo novamente após a remoção dos excessos de pele.

Escolher um cirurgião plástico

O cirurgião é a coisa mais importante a considerar quando pensamos em fazer uma operação, seja ela estética como a abdominoplastia, bioplastia, rinoplastia, mamoplastia de aumento, lipoaspiração etc, ou qualquer outra.

No caso de uma abdominoplastia, determinada a remover a pele da barriga em excesso. Esta é feita para “apertar” o seu abdominal e esculpir todo o seu estômago da forma por si desejada, e é de longe a unica solução definitiva para eliminar o problema de gordura acumulada na região abdominal, mesmo após a cirurgia.

É a unica solução viável para as pessoas, mulheres e homens que apesar das varias dietas e exercício físico regular não conseguem evitar este transtorno.

Contraindicação para realizar a abdominoplastia em Sorocaba

Os pacientes candidatos à cirurgia devem ser emocionalmente maduros e compreender as suas próprias motivações para a realizar. Devem também estar preparados para se comprometer com o processo de recuperação. A cirurgia não está indicada a mulheres que querem voltar a ser mães.

Respostas sobre a cirurgia plástica de abdômen

Ter um abdômen firme e plano é o desejo de muitos homens e mulheres, que se acentua com chegada da época mais quente do ano em que se utilizam roupas mais descobertas. De uma forma geral, a acumulação de gordura localizada e abaulamento/flacidez do abdômen deve-se aos seguintes fatores: maus hábitos alimentares e falta de exercício físico, processo natural de envelhecimento, oscilações importantes de peso e gravidez.

Que tipo de anestesia é utilizada para esta operação?

Anestesia local com sedação não sendo, por isso necessário internamento, na abdominoplastia simples.

Anestesia geral com internamento de 1 a 3 dias na abdominoplastia completa.

Que cicatrizes e onde ficam?

As cicatrizes ficam na região abdominal inferior bem baixa na região supra púbica. O seu tamanho varia de caso para caso e se é simples ou completa, sendo que na simples é sempre mais pequena que na abdominoplastia completa. A cicatriz vai-se tornando imperceptível com o decorrer do tempo e é facilmente disfarçável com o vestuário de verão.

Quando posso retomar a vida normal?

A recuperação depende de caso a caso e de pessoa para pessoa e do tipo de abdominoplastia em Sorocaba, SP. Ao fim de 3 a 7 dias pode conduzir, ao fim de uma semana consegue fazer a vida quase normal sem esforços ou coisas violentas em ambas as situações. Exercício físico e desporto sem restrições não são indicados antes de 3-4 semanas.

Qual a evolução pós-operatória?

O resultado final, embora se veja logo, leva alguns meses a atingir o final, dependendo da quantidade tirada e do tipo de cirurgia realizada.. A primeira semana é aquela em que os inchaços são mais frequentes. Por volta da 3ª e 4ª semana atinge resultados mais próximos do normal mas o resultado definitivo só ao fim de 6 meses a 1 ano.

Cuidados

Consultar um profissional habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), analisar os potenciais riscos durante e depois da operação, fazer todos os exames necessários e, principalmente, pesar os prós e contras da cirurgia são etapas que devem ser seguidas à risca antes de partir para o procedimento, recomenda o cirurgião Luciano Chaves, vice-presidente da SBCP. Ter o apoio da família é outro cuidado que pode ajudar a diminuir os riscos de problemas depois da cirurgia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *